Yes, se puede

04/07/2009 at 12:35 PM Deixe um comentário

Assisti ontem, com um atraso de alguns anos, ao filme Crise é o nosso negócio, documentário de estréia da diretora norte-americana Rachel Boynton. A quem não teve ainda a oportunidade de ver, recomendo.

O documentário aborda as eleições presidenciais da Bolívia, em 2002, um pleito do qual concorriam onze candidatos, entre eles, Evo Morales, líder dos cocaleros e atual presidente boliviano, Manfred Reyes, um político populista, acusado de enriquecimento ilícito, e Gonzalo Sánchez de Lozada, o Goni, que já havia presidido o país entre 1993 e 1997.

A diretora teve permissão para acompanhar os bastidores da campanha de Goni, um político de 72 anos, que não conseguiu, durante seu primeiro mandato, pôr em prática a promessa de gerar 500 mil empregos no país e que era visto por boa da população como arrogante.

Goni contratou uma das mais conceituadas empresas de marketing político dos Estados Unidos para assessorá-lo na campanha. Como a diretora teve acesso às reuniões desses assessores com o staff político de Goni, vemos de maneira clara e sem subterfúgios, como os marketeiros políticos transformam um candidato em uma mercadoria apta a ser comprada por meio do voto dos eleitores. Nada muito diferente, é verdade, do que vem acontecendo nas eleições do Brasil dos últimos anos…

Mas a razão de escrever esse post não era exatamente para falar do filme em si pois, por ter saído em 2005, nem novo ele é. Acontece que um detalhe específico do filme me chamou à atenção. Em um determinado momento, os assessores de marketing do candidato estão discutindo o slogan da campanha de Goni. Um que estava sendo usado era “Goni é a solução”; por um conjunto de razões, decidiram que aquele slogan não era bom e acabaram mudando para um outro: “Si, se puede”, ou seja, “Sim, é possível”.

Esse slogan, com pouquíssimas diferenças, é o mesmo “Yes, we can” (Sim, nós podemos), que conduziu Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.

O que isso quer dizer, não sei. Goni venceu as eleições mas um ano depois renunciou à presidência e exilou-se nos Estados Unidos. Obama acabou de assumir a Casa Branca e ainda é cedo para dizer muita coisa de seu governo. O slogan, pelo jeito, revelou-se vencedor, afinal, dois candidatos que o utilizaram saíram vitoriosos. Para os eleitores, no entanto, o importante é ter em mente que um slogan bonitinho por si só não basta para garantir o sucesso de um governo.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Entry filed under: De olho no mundo. Tags: , , , , , .

Herança viva, longe da academia 1a Guerra on line

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Reinaldo Seriacopi no Twitter (@rseriacopi)

Calendário

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: