A história, a gripe suína e o vôo 447

06/06/2009 at 5:03 PM Deixe um comentário

Agora que estávamos quase que nos especializando em medicina, sabendo tudo sobre o vírus influenza H1N1, descobrindo que esse vírus, responsável pela gripe suína, era o mesmo que no começo do século XX provocou a morte de milhões de pessoas em todo o mundo durante a pandemia da gripe espanhola, agora que qualquer pessoa que desse um simples espirro no meio da rua era encarada quase que como um assassino em massa, eis que recebemos a notícia da queda do avião da Air France em pleno oceano Atlântico.

Com isso, as notícias a respeito da gripe suína, que antes ocupavam os espaço nobres nos principais veículos de comunicação do Brasil, de repente, não mais que de repente, despencaram e desapareceram das primeiras páginas dos jornais brasileiros assim como o avião do vôo 477 depareceu misteriosamente no meio do mar.

E todo aquele conhecimento que estávamos adquirindo a respeito do vírus influenza foi interrompido. Estamos agora aprendendo sobre sensores de aeronave e descobrindo qual a velocidade que um avião deve estar ao passar por uma tempestade em alto-mar da mesma maneira como, dois anos atrás, com a queda do avião da Tam em São Paulo, aprendemos sobre como deve ser usado o reverso de uma aeronove nos momentos de pouso e decolagem.

Tudo isso, na verdade, serve para refletirmos sobre a influência que os meios de comunicação de massa exercem sobre a sociedade. O que é notícia hoje deixa de ser interessante amanhã e assim caminha a humanidade.

Nós, que trabalhamos com história, precisamos estar atentos a essa espetacularização dos fatos e acontecimentos. Precisamos convidar nossos alunos a refletir sobre quais notícias da mídia de fato têm uma dimensão histórica mais ampla e profunda e quais desaparecem no mar de notícias sem que valha a pena resgatá-las.

E afinal, o H1N1 parou de matar?

Atchin!

Entry filed under: De olho no mundo. Tags: , , , , .

20 anos do massacre da Praça da Paz Celestial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Reinaldo Seriacopi no Twitter (@rseriacopi)

Calendário

junho 2009
S T Q Q S S D
    jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

%d blogueiros gostam disto: