A Wikipédia e o canto da sereia

03/11/2009 at 11:31 AM 3 comentários

A Wikipédia é uma maravilha! É uma enciclopédia em nossas mãos! É mais do que a Enciclopédia Britânica! A Wikipédia é confiável pois, além de tudo, tem um pessoal que verifica e valida as informações que são colocadas!

Para quem faz uma pesquisa apressada, o Wikipédia é o paraíso; para os alunos, uma mão na roda, afinal, tudo aquilo que o professor pediu está lá, direitinho, bem escrito e resumido. É só copiar e colar!

Pelo amor de Deus! Digo, repito e trepito: cuidado com a Wikipédia.
Tem artigos bons, tem. Tem informações diferentes, tem. Mas por favor, não usam a Wikipédia como única fonte de pesquisa. Usem, NO MÁXIMO, como ponto de partida. A beleza da Wikipédia é o canto da sereia que devorava os marinheiros na Odisséia!

Quando lemos a Enciclopédia Britânica, sabemos que tem por detrás daqueles verbetes uma série de especialistas. Na Wikipédia, não sabemos quem escreve, quem reescreve, quem re-reescreve, e por aí vai. E nisso, entram questões ideológicas de quem escreve, de quem reescreve, de quem re-reescreve etc etc

Aqui vai o exemplo claro do que digo.

Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre a Alemanha nazista e o primeiro link que apareceu no Google foi o verbete Adolf Hitler da Wikipédia. Logo nos primeiros parágrafos, aparece a seguinte informação (?) (os negritos são meus)

“Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados – tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus – foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto.[3] Apesar da falta de documentos que comprovem tal, a maioria dos historiadores consentem que a maior parte dos mesmos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.”

Esse parágrafo é extremamente perigoso. Primeiro, os documentos referentes ao nazismo não indicam que grupos minoritários foram perseguidos. Os documentos comprovam, testemunham, provam, revelam, mostram, mas jamais indicam, pois o indicar pode sugerir um erro.

E que história é essa de apesar da falta de documentos??? Que documentos esses neonazistas, escondidos sob o pretexto de serem revisionistas querem? Não basta o julgamentos de Nuremberg, não bastam os vídeos feitos pelos próprios nazistas mostrando pessoas sendo enterradas em valas comuns aos milhares, não bastam as fotos que mostram os horrores dos campos de concentração, não basta o reconhecimento do governo alemão de que os crimes do nazismo aconteceram, não bastam os relatos dos sobreviventes?

Na versão que está no ar, no dia de hoje (3 de novembro de 2009), estes e outros absurdos estão lá, em meio a discussões extremamente úteis sobre o fato de Hitler se dizer vegetariano mas gostar de comer linguiça alemã.

Por isso, e muito mais, repito.
Cuidado com o Wikipédia!

Entry filed under: De olho no mundo. Tags: , , , , , , , , .

Sexta-feira na Unifesp

3 Comentários Add your own

  • 1. Equipe Organizadora  |  07/06/2010 às 9:41 AM

    Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”
    olimpiadadehistoria@gmail.com
    Equipe Organizadora

    Resposta
  • 2. susana  |  11/02/2011 às 10:39 AM

    oi, reinaldo e gislane!
    tudo bem?
    aqui é a susana, da abril, que fez com vcs o site do livro da ática!
    passei para uma visitinha.
    como estão as atividades histórico-internéticas?
    um abraço! : )
    susana

    Resposta
    • 3. rseriacopi  |  11/02/2011 às 11:16 AM

      Oi, Susana, tudo bem? Escrever o blog está mais difícil pois ou escrevemos o blog ou o livro. O tempo que ele demanda é grande. Tenho usado bastante o Twitter, que inseri dentro do blog. É algo mais rápido e gostoso.

      Por outro lado, vira e mexe algum professor entra no site e manda e-mails pra gente. Sinal de que o pessoal está lendo.

      bj reinaldo

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

Reinaldo Seriacopi no Twitter (@rseriacopi)

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Calendário

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: